Saúde

Pele danificada pelo sol - Causas e Prevenção

A radiação solar que atinge a superfície da Terra é composto principalmente de luz visível, infravermelha e ultravioleta. Tal como o nome sugere, a luz visível é aquela parte do espectro electromagnético que é visível para os seres humanos. Suas faixas de comprimento de onda entre 380-740 nm, não causam danos a indivíduos normais. Do mesmo modo, a radiação de infravermelhos (700nm-1mm), que é, essencialmente o calor, também é inofensivo. Assim, é a (100-380nm) parte ultravioleta do espectro que inflige danos máximo para a pele.

A luz solar é uma fonte rica em vitamina D. Por este motivo, a exposição moderada é essencial. No entanto, a exposição excessiva pode ser prejudicial. Estudos revelam que 90 por cento de todos os tipos de cânceres de pele ocorrem por causa de excesso de exposição ao sol. Além disso, acredita-se que aproximadamente 50 a 75 por cento do tempo de vida de exposição ao sol de uma pessoa ocorre antes da idade de 20 anos. Se as devidas precauções não forem tomadas, a probabilidade de desenvolver doenças relacionadas com o sol aumenta exponencialmente.

Causas dos danos do sol

Como afirmado anteriormente, a radiação ultravioleta do sol é responsável por uma maioria de condições da pele. Estes raios podem ser classificados em três bandas, UVA, UVB e UVC. A camada de ozonio desempenha um papel fundamental na absorção e reduz a intensidade dos raios UV incidente. Os produtos químicos que destroem o ozônio vão gradualmente roubando a eficácia da tela. Como resultado, 95 por cento da radiação UVA incidente e 5 por cento de UVB é capaz de atingir a superfície da Terra e causar danos à pele de forma extensa.

UVA (380-400nm), é menos potente, mas que penetra mais profundamente na pele e leva ao envelhecimento prematuro da pele. UVB (280-380nm), por outro lado, principalmente resulta em queimaduras e uma variedade de cancros da pele. Os estudos revelaram que a UVA pode aumentar os efeitos cancerígenos de UVB. Os raios UVC (100-280nm) são principalmente absorvidos pela camada de ozonio, ar e da pele morta no corpo humano. Assim, eles não são tão prejudicial quanto a dos outros dois tipos de radiação ultravioleta.

Tipos de danos causados ​​pelo sol

Exposição ao sol desprotegido pode causar uma ou mais das seguintes condições de pele.

· pigmentação irregular- Em uma tentativa de se proteger do sol, a pele se intensifica na produção de melanina. Este pigmento marrom escuro dá à pele um bronzeado peculiar. Produção de melanina provoca pigmentação desigual e irregular da pele.

· Idade pontos- manchas de idade, também chamadas de manchas fígado, aparecem quando a pigmentação excessiva ocorre devido à exposição excessiva ao sol.

· elastosis-Solar A radiação ultravioleta pode quebrar as fibras de colágeno e elastina. Na ausência de suporte do tecido conjuntivo, a pele perde a sua elasticidade e torna-se rugosa. Esta condição é chamada de elastose solar.

· Melasma- Também conhecida como máscara de gravidez, melasma é prevalente em mulheres que estão grávidas ou que tomam contraceptivos orais. Exposição excessiva ao sol agrava a condição.

· Poiquilodermia- É caracterizada por pigmentação castanha-avermelhada, que aparece nas áreas do corpo que estão  sobre a exposição ao sol.

· -ceratoses solares Estes são ásperas, manchas escamosas rosa ou marrom comumente encontradas na face, orelhas e mãos. Se não tratada, pode evoluir para carcinoma de células escamosas.

· lentigo maligno, desenvolve-se geralmente em áreas do corpo que são expostas ao sol durante um longo período de tempo. Nos estágios iniciais, ele aparece como um pequeno ponto escuro. Aos poucos, ela escurece e cresce de tamanho.

· lábios-do fazendeiro É uma condição pré-cancerosa em que os lábios ficam secos e escamoso.

· carcinoma de células escamosas Ele aparece como um nódulo escamosa vermelho nas áreas do corpo que são cronicamente exposta ao sol, como cabeça, boca e mão.

· doença de Bowen É cancro não invasivo das células escamosas.

· carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer de pele. Ele aparece como uma área plana, escamosa ulcerada.

· Melanoma- A maioria das mortes relacionadas ao câncer de pele são causadas por melanoma. Ele aparece como sardas assimétricas, caroços ou moles.

Remédios para evitar danos causados ​​pelo sol

A melhor maneira de evitar os danos do sol é evitar a exposição direta, especialmente entre 10:00-14:00 horas, quando a intensidade da radiação ultraviolent é maior. Se você não puder evitar sair, use roupas de proteção solar, chapéu, óculos de sol e protetor solar com SPF classificação de pelo menos 15. Procure ajuda profissional, se você notar qualquer um dos seguintes sintomas:

· Pele excepcionalmente seca que permanece como tal, apesar de usar over-the-counter cremes e loções

· Nódulos escamosa ou patches que literalmente se recusam a curar

· Queimaduras solares dolorosas com inchaço e bolhas

· Alterações na forma e cor de moles existentes ou aparecimento de lesões ou protuberâncias

Lembre-se, os danos do sol nunca deve ser ignorado, pois a falta de cuidado pode causar câncer de pele.

Todo mundo quer uma pele jovem e vibrante. Mais  você jovem, Clinic Mobile é um celular clínica de rejuvenescimento da pele , especializada em tratamentos naturais para fazer sua pele olhar e sentir mais jovens.

 
Fonte do artigo: EzineArticles.com